< back Partner Directory

Associação de Combate ao Câncer de Ovário (ACCO)

From the ACCO website:

 

A história da Associação de Combate ao Câncer de Ovário começou em 2014, quando Shirlei Maria de Lima, aos 57 anos de idade, foi diagnosticada com Câncer de Ovário em estágio avançado. Seu filho, Fernando de Lima, o fundador e atual presidente da organização, teve a ideia de criar um perfil nas redes sociais com o nome de Combate ao Câncer de Ovário (CCO), com o objetivo de encontrar mulheres sobreviventes da doença, trocar ideias com pacientes em tratamento e manter a família e os amigos informados sobre o estado de saúde de sua mãe

Nesse período as mídias sociais ainda não eram tão abrangentes e poderosas como são atualmente e, por isso, a dificuldade de estabelecer o contato com mulheres na mesma situação era um obstáculo. No entanto, em poucos meses, pessoas foram se somando ao perfil da CCO e se encorajando a conversar, acompanhar o conteúdo, compartilhar as informações e relatar as suas próprias histórias que envolviam dúvidas, medos, angústias, experiências, contatos de médicos, e em algumas ocasiões, o sucesso do tratamento.

No dia 22 de fevereiro de 2015, Shirlei Maria de Lima veio a falecer em decorrência do agravamento da doença. Mas, em dezembro do mesmo ano, depois do intervalo do luto e de muita luta para concretizar a ideia, nascia a Associação de Combate ao Câncer de Ovário (ACCO), sob o CNPJ 24.355.658/0001-84. Uma homenagem à mãe e avô, ambas falecidas pela mesma doença em diferentes épocas. Agora era uma questão de honra combater por essa causa!

A Associação de Combate ao Câncer de Ovário, ou ACCO, nasceu com a missão de conscientizar mulheres em relação aos riscos dessa doença. Informar, falar de prevenção, diagnósticos precoces, métodos de rastreamento da doença, tratamentos disponíveis, novas drogas; colaborar para a aprovação de novas drogas, testes genéticos, exames. Tirar dúvidas, ouvir e acolher pacientes, conversar com médicos, com familiares e amigos de pacientes. Cobrar o poder público, estabelecer parcerias.

Além de ser uma fonte segura de informação para as pacientes, referência no assunto, nossa intenção é fazer tudo o que é possível para que os índices de mortalidade do Câncer de Ovário no Brasil sejam cada vez menores e que os diagnósticos da doença sejam realizados mais rápidos e de forma inicial, aumentando as chances de cura de forma considerável.

Associação de Combate ao Câncer de Ovário (ACCO)

  fernando@acco.ong.br

To top